terça-feira, 23 de junho de 2015

Hello World!

Esse é o post inaugural desse blog, e vejamos quantos mais irão aparecer!

A idéia inicial deste blog é bastante simples. Há algum tempo tenho interesse em trabalhar com os dados de rendimentos dos funcionários públicos, disponibilizados pela Lei de Acesso à Informação de 2011. Os dados aí disponíveis são riquíssimos e, acredito, podem ter enorme efeito sobre a opinião pública (como já mostraram as análises do Congresso em Foco sobre os supersalários). 

No entanto, esbarram em alguns sérios problemas. A primeira e mais fundamental é que os dados estão espalhados pelos websites de cada um dos órgãos do Estado. Para acessar os dados de funcionários dos governos dos Estados, por exemplo, é necessário acessar cada um dos 26 estados + DF, e baixar os dados requeridos. 

Para além disso, duas outras questões se mostraram cruciais quando comecei a buscar estes dados. A primeira é que a qualidade de acesso aos dados varia enormemente. Na Camara e no Senado, por exemplo, os vencimentos são anonimizados, isto é, não se pode atribuir um salário a um indivíduo específico. Em algumas outras instâncias os dados não possuem identificadores únicos de indivíduos, impossibilitando-se separar homônimos de indivíduos recebendo mais de um vencimento de distintas fontes. Ainda mais básico é o caso de que não se permite baixar todos os dados simultaneamenteç só é possível acessar os vencimentos de um indivíduo específico em cada busca. Em outros casos a busca é feita ainda mais difícil com o requerimento de que,  a cada busca, o requerente preencha seus dados como nome e CPF. Todas essas barreiras dificultam enormemente o uso dessa rica base de dados, e esperto que com o tempo elas paulatinamente caiam.

Por fim, dados são muito pouco informativos quando estão em forma bruta, carecendo de análise. A partir do próximo post, meu objetivo é fornecer visualizações interativas que permitam ao usuário fazer suas próprias perguntas aos dados. Para além de acessar os vencimentos de um indivíduo específico (uma tarefa pouco interessante, na minha opinião), as visualizações devem permitir aos usuários comparar vencimentos: qual a média salarial de um cabo da PM em SP, e como se compara com um analista no Ministério da Cultura? Quais os salários mais altos e mais baixos no Governo Federal? Quanto ganha um Ministro, um Coronelda PM, um fiscal da Receita Federal?

No primeiro post da série, os salários do governo do Estado de São Paulo, a seguir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário